Leia gratuitamente o meu novo livro www.livrodepapiro.blogspot.com

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Corrupção Endêmica

Fruto da observação do nosso passado centenário e do nosso presente, podemos assim dizer que o nosso País sofre uma Endemia Corruptiva, ou seja, a corrupção se tornou uma doença moral que habita em todas as classes sociais, diferenciando de pessoa para pessoa, e passando de pai para filho. Claro e óbvio que existem as suas exceções, afinal existem as pessoas honestas convivendo entre nós. Torna-se um absurdo observar que somente há o corrupto, se houver o corruptor e, no Brasil, nem um, nem outro, são punidos devidamente.

Fala-se do ladrão de galinha ou daquele que rouba para comer e sofre penalização de reclusão de muitos anos, no entanto, um indivíduo ao roubar o dinheiro público, que alimenta milhões de famílias; trata milhões de crianças prevenindo doenças que já deveriam ter sido erradicadas; serve a milhões de pessoas na área da saúde; esse indivíduo, se ficar preso, mal fica um ano de detenção (quem desejar verifique a diferença entre reclusão e detenção para melhor entendimento).

Mas, como resolver esse problema? A resposta é simples: Educação.

Devemos nos empenhar para educar as crianças, para que os adultos não venham a serem punidos. No entanto, essa educação não deve vir somente do lar ou da escola, mas, também da própria sociedade. Todos nós temos responsabilidade nesse processo e devemos fazer a nossa parte, desde as empresas aos cidadãos comuns que elegem os homens públicos que administram o nosso País.

Essa endemia somente será erradicada, quando desenvolvermos o senso de responsabilidade individual no processo da educação do ser humano. A reforma legislativa em nossa justiça e em nosso ensino deve ser urgente! De modo a apoiar esse processo contínuo de educação moral.

Bessa de Carvalho