Leia gratuitamente o meu novo livro www.livrodepapiro.blogspot.com

domingo, 29 de junho de 2014

Israel Verde

Muito interessante essa reportagem sobre sustentabilidade em Israel. Vale a reflexão sobre o assunto.

"A região desértica de Israel recebe apenas 30 milímetros de chuva ao ano. Mesmo assim, com a pouca água que tem, o país venceu a escassez, pintou de verde o deserto e é copiado mundialmente nas suas técnicas agrícolas sustentáveis. Desde a década de 1960 Israel contribui para o desenvolvimento da agricultura do semi-árido, por meio da difusão de técnicas de irrigação em regiões do nordeste brasileiro. É o caso da Netafim, empresa israelense que, após ter vencido uma licitação no Ceará, trabalha nos projetos de irrigação Baixo Acaraú e Tabuleiro de Russa. Mais de 1 mil hectares serão irrigados por meio do sistema de gotejamento, trazendo inúmeros benefícios para a região, como geração de empregos e renda e mais oportunidades de negócios. A experiência com essa técnica poderá servir de referência para a Bahia, que também pretende utilizar o sistema de gotejamento.

A utilização correta e econômica dos recursos hídricos é uma preocupação constante dos israelenses. Tel Aviv, por exemplo, reutiliza 100% da água que vai para o esgoto e, após os devidos tratamentos, a água reciclada chega ao deserto para irrigar plantações. A central de tratamento Shafdan, além de reciclar a água produz adubo com o lixo orgânico produzido pela população.

Mas também existem outras formas de aproveitar todos os recursos hídricos. Uma delas é a construção de reservatórios que coletam a água da chuva, utilizada durante a seca na agricultura. Outra é a dessalinização. A cidade de Ashkelon, em Israel, abriga a maior usina de dessalinização do mundo e o país produz cerca de 300 milhões de metros cúbicos anuais, suficientes para abastecer quase metade do país a um custo cada vez mais acessível. Numa época em os recursos hídricos são cada vez mais escassos, esta técnica pode ser utilizada em todo o mundo.

Já na agricultura, Israel consegue produzir alimentos para pelo menos 90% de sua população, e ainda gera excedentes para a exportação. Além da irrigação, para obter este sucesso o país também conta com uma alta tecnologia de fertilização e consegue produzir cada vez mais em menos espaço.

Israel possui um programa de cooperação internacional para saúde e agricultura nos países em desenvolvimento. O Mashav, programa de cooperação internacional do Ministério das Relações Exteriores, passou a atuar na África na década de 1950, com o envio de especialistas israelenses nestas áreas que instruíam os agentes locais com experiências e conhecimentos. Desde 1967 o programa atua, também, junto aos países latino-americanos. Atualmente, está presente também em países da Ásia (incluindo os países islâmicos que mantêm relações diplomáticas com Israel) e, também, nos Territórios Palestinos, onde atua com consultoria, transferência de tecnologias agrícolas e projetos conjuntos.

Israel também pinta o deserto de verde, plantando árvores em pleno deserto. O Keren Kayemet LeIsrael (KKL) – Fundo Judaico Nacional, uma organização não governamental fundada em 1901, investe desde o preparo do solo para plantio de árvores, construção de reservatórios de água, criação de novos povoados, infra-estrutura e estradas, até o investimento em pesquisas agrícolas de alto nível tecnológico. Ao longo destes mais de 100 anos, o KKL consolidou-se como um líder global na preservação do meio ambiente, através do plantio de 240 milhões de árvores, construção de mais de 200 reservatórios e açudes, desenvolvimento de mais de 250.000 acres de terra, criação de mais de 1.000 parques, fornecendo infra-estrutura para mais de 1.000 comunidades e trazendo vida ao deserto do Negev."

Que o exemplo de Israel no quesito sustentabilidade, nos sirva como uma luz no caminho do aprendizado verde.

Fonte: Federação Israelita do Estado de Minas Gerais - Adaptado por Bessa de Carvalho.